Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza 210 atendimentos na última semana

Por Morgana Barbosa

altReferência Estadual na assistência materna e neonatal de alto risco, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes somou 210 novos atendimentos entre os dias 19 e 25 de setembro. A unidade é gerida pela Fundação Hospitalar de Saúde (SES) e garante assistência especializada aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Entre as pacientes atendidas nesse período, 83 foram admitidas e outras 127 foram avaliadas. Destas, 13 foram transferidas”, revelou a gerente do setor de admissão da unidade, Lourivânia Prado.

 

Já no Centro Cirúrgico foram contabilizados 144 procedimentos totais, dentre eles, 68 foram partos normais e 56 cesarianas.

 

Entre as pacientes que deram entrada na última semana está Marilísia dos Santos, 28, que buscou atendimento na ‘Lourdinha’ por apresentar quadro de hipertensão. Sua filha Anita, nasceu na última sexta-feira, 23, mesma data em que a mãe faz aniversário.

 

“Ela foi meu presente. Estou muito feliz por tudo ter corrido bem. Estamos sendo bem assistidas aqui”, revelou Marilísia, que é de Itaporanga D’Ajuda.

 

 

Natali Freire, 19, é de Aracaju e também teve seu parto realizado na Nossa Senhora de Lourdes por apresentar quadro de hipertensão. “Fui bem atendida aqui. Todos me receberam bem e agora só estou na expectativa de ir para casa com minha filha Heloisa”, disse Natali.

 

altViolência

 

O serviço de atendimento à pessoa em situação de violência sexual registrou 4 novos casos, entre os dias 19 e 25 de setembro. Foram três menores de idade e uma maior, sendo duas da capital e outras duas do interior do Estado.  

 

A unidade disponibiliza o serviço 24 horas por dia e proporciona aos pacientes o acompanhamento por seis meses. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.