MNSL

MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES


Apresentação

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) é uma unidade de alta complexidade que atende, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a gestantes de alto risco portadoras de patologias como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro.

Inaugurada em 28 de dezembro de 2006, a unidade foi construída com recursos estaduais superiores a 12 milhões, mas só pôde começar a funcionar em 3 de dezembro de 2007, pois sua estrutura necessitava de readequações, ajustes e reparos.

Com cinco blocos instalados em uma área construída de 6.697 m², a unidade de saúde tem 129 leitos, sendo 58 obstétricos e 71 neonatais. A equipe é composta por 1.071 profissionais, atendendo a uma média de 1.400 mães por mês e realizando cerca de 400 partos mensais.

 

UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) é especializada na assistência de recém-nascidos prematuros, de baixo peso e de gestação de risco.
    
A unidade, responsável por todas as terapêuticas neonatais, é dividida por gravidade e possui 46 vagas sendo 26 leitos para pacientes (externos e internos) de UTI Neonatal, e 20 leitos de UI (Unidade Intermediária).

 

Banco de Leite Humano

Desde 1988, o Banco de Leite “Marly Sarney “é o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano na promoção , apoio e incentivo do aleitamento materno. Além de prestar assistência ao binômio mãe - bebê ( as mães podem vir ao BLH para aprenderem a dar de mamar ou trabalhar as intercorrências), de acompanhar os recém-nascidos de 0 à 6 meses no Ambulatório de Amamentação, o banco mantém estoque de leite humano pasteurizado para suprir as necessidades de recém-nascidos prematuros, de baixo peso que não sugam, portadoras de doenças infecciosas, com deficiência imunológica ou mesmo que apresentem intolerância a outros leites e que estejam dentro das UTIN's das maternidades".

Através de doações voluntárias e solidárias de mães que amamentam e têm excesso de leite, são recolhidos em média 50 à 100 litros de leite por mês para possam ser pasteurizados. Todo leite coletado passa por uma seleção rigorosa, para depois ser pasteurizado e armazenado em condições corretas de higienização e acondicionamento, assegurando assim a qualidade do produto e evitando a transmissão de doenças, conforme determina a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano do Ministério da Saúde.

O banco de leite humano dispõe de um Ambulatório de Amamentação com uma equipe de pediatras que acompanham o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos de zero até o 6º mês, em aleitamento materno exclusivo (sem utilização de chás, sucos ou leites industrializados). O banco de leite também trabalha a prática da amamentação, ensinando as gestantes e mães nutrizes a lidar com o aleitamento ensinando fazer a ordenha, a colocar o bebê para mamar e tirando as dúvidas quanto à amamentação.

O horário de funcionamento é das 7h às 19 horas exceto sábado, domingo e feriado.

Além da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o banco de leite, atende as maternidades privadas ( sem custo ) , dependendo do estoque que possua e executa a pasteurização do leite coletado pelo Posto de Coleta do Hospital e Maternidade Santa Isabel.

CONTATO
Banco de Leite Humano “Marly Sarney”

Endereço: rua Recife, s/n, anexo a Maternidade Hildete Falcão Baptista, bairro José Conrado de Araújo no município de Aracaju-SE

E-mail: JLIB_HTML_CLOAKING

DISQUE-AMAMENTAÇÃO: (79) 3226-6335/ 6337.