Na semana passada, Hospital Regional de Lagarto atendeu a quase 1.400 pacientes

Por Tito Lívio de Santana

altUm dos principais equipamentos de saúde da Rede Estadual de Urgência e Emergência de Sergipe, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, atendeu a 1.340 pacientes na semana passada, segundo o Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS). 



A assistência ofertada pelo HRL,  gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), beneficia adultos e crianças, como o garotinho A.R.S.F., de três anos de idade, internado em uma das enfermarias da Pediatria da unidade, após apresentar um quadro de artrite infecciosa na perna direita.

 

“Quando ele chegou não conseguia caminhar, pois estava com a perna inchada e apresentava muita febre. Graças a Deus ele está se recuperando bem. Vim direto para cá, nem passei no posto (de saúde), pois sabia que aqui meu  filho teria atendimento médico e que faria logo os exames. Além disso, ele recebe a medicação diariamente”, contou a mãe do menino, a lavradora Rafaela Santos de  Jesus, de 19 anos, reside no Bairro Jardim Campo Novo, em Lagarto.

 

Na semana que passou, o número de pacientes envolvidos em quedas (da própria altura, de telhados e escadas) e acidentes motociclísticos atendidos no pronto socorro do HRL voltou a ser significativo. De acordo com os dados do Hospub, entre a segunda-feira (19) e o domingo (25), a unidade hospitalar atendeu 54 pessoas que sofreram algum tipo de queda.  Esse número, no entanto, foi inferior ao registrado na semana anterior, entre os dias 12 e 18 de setembro, quando o Hospital Regional assistiu 75 pacientes  por esse tipo de atendimento.



Em relação à violência no trânsito, o número de pacientes atendidos na semana passada também  registrou redução em comparação ao período entre 12 e 18 deste mês, quando o HRL assistiu 56 vítimas. Na última semana, o Hospital Regional de Lagarto atendeu a 43 pacientes envolvidos em acidentes de trânsito, sendo que destes, pelo menos 90,6%, ou seja, 39 foram vítimas de acidentes motociclísticos. No mesmo período, o HRL ainda assistiu duas pessoas que sofreram atropelamentos e mais duas envolvidas em acidentes automobilísticos. 

 

altTambém na semana passada, o HRL atendeu sete casos de violência urbana, dos quais quatro por agressões físicas e três vítimas de ferimentos por arma de fogo. Não houve registro de pacientes feridos por arma branca, a exemplo de faca, facão e canivete.



No mesmo período, 36 pacientes deram entrada no hospital com algum tipo de trauma e 27 por intoxicação, sendo uma medicamentosa. Ainda de acordo com o levantamento, dois usuários sofreram picadas de animais e três foram atendidos por mordidas por cães. Duas pessoas foram assistidas na urgência da unidade após sofrerem queimaduras pelo corpo.

 

Cobertura



O Hospital Regional de Lagarto, que passa atualmente por processo de federalização para se transformar em hospital universitário, é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. 



No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Huse atendeu mais de 2.600 usuários do SUS na última semana

Por Júnior Matos

alt Durante a última semana (período de 17 a 24 de setembro) foram registrados 2.664 atendimentos no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Desse total, apenas 418 ficaram internados nas dependências da unidade, de acordo com dados do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub).

 

Foram atendidos 381 pacientes no setor de ortopedia, 462 na sutura, 97 na pediatria, 688 no pronto socorro adulto, além de 24 oftalmologia e 34 pacientes no de otorrinolaringologia.

 

Entre os principais motivos de entrada no Huse, foram 25 casos de Acidente Vascular Cerebral, 99 de dor abdominal, 55 dor de cabeça, 31 dor de estômago. As colisões totalizaram 23 casos e as quedas de moto, 153.

 

O paciente Lucas Ribeiro sofreu um acidente de moto há quatro dias. Ele conta que vem recebendo assistência no Huse.

 

“Meu acidente aconteceu em Aracaju. Caí da minha moto ao tentar realizar uma ultrapassagem e acabei fraturando a perna direita. Estou sendo muito bem acompanhado pelos médicos e enfermeiros do Huse”, relatou.

 

O coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela, destacou de forma positiva a atuação dos profissionais.

 

“De maneira rápida e eficiente, os profissionais a equipe multiprofissional prestam um trabalho muito importante para o fluxo do hospital garantindo um atendimento de qualidade ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.

 

O Huse é referência Estadual na assistência de alta complexidade de urgência, emergência e trauma. 

Profissionais de Atenção Básica são capacitados em Auriculoterapia

Por Ítalo Duarte

altO auditório da Fundação Estadual de Sergipe (Funesa) estava repleto de futuros auriculoterapeutas na manhã da última sexta-feira, 23. Foram 120 servidores da Saúde de diversos municípios sergipanos que participaram da capacitação ofertada pelo Ministério da Saúde para profissionais que atuam na Atenção Básica. Eles acompanharam desde junho as aulas na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e concluíram presencialmente o curso de Auriculoterapia, terapia de acupuntura aplicada à orelha.


 

“Os profissionais foram divididos em dois grupos com professores da Universidade Federal de Santa Catarina. Eles já atuam na Atenção Básica e vão aprimorar, a partir de agora, com mais esse cuidado”, explicou  Kátia Maria Menezes de Aragão, da área técnica das Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado da Saúde (SES).


 

“A Funesa é parceira nessa capacitação não só na parte da logística, como também na preceptoria. Foram abordadas desde a montagem da placa que é utilizada até o reconhecimento do local da inserção das sementes”, explicou a preceptora Liliane Trindade, da Coordenação de Prevenção e Promoção à Saúde (COPPS), da Funesa.


 

De acordo com Adriana da Paz Mendonça, da UFSC, na etapa presencial, os professores realizam basicamente uma revisão do conteúdo do curso. “E a parte prática também, que é uma dúvida bem grande que os alunos têm de estar aplicando e entrando em contato com essa prática de Auriculoterapia”, detalhou.


 

Segundo ela, “o curso pretende criar uma rede, construindo pólos e grupos de discussão de casos para perpetuar a prática coletiva e a educação permanente, além da capacitação individual”.


 

A nutricionista Claudiana Duarte Souza, do município de Salgado, já havia feito outros cursos na área de Práticas Integrativas e Complementares, mas é a primeira capacitação específica que ela faz em acupuntura auricular.

 

“A capacitação foi ótima, muito proveitosa. Vai servir muito, muito mesmo para a nossa prática clínica e profissional. Assim, contribuiremos na melhoria da saúde da nossa comunidade”, disse.


 

altCurso

 

Lançado em maio deste ano para dez capitais em todo o Brasil, o curso de Formação em Auriculoterapia é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Trata-se de mais uma ação estratégica do Núcleo responsável pela coordenação da Política Nacional de PICS, que busca qualificar as Práticas no Sistema Único de Saúde.


 

A auriculoterapia chinesa é uma técnica milenar, que tem como base os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa e é, atualmente, uma das terapias orientais mais populares em diversos países, sendo amplamente utilizada na assistência à saúde. Na capacitação, a especialização foi para aplicação de sementes.

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza 210 atendimentos na última semana

Por Morgana Barbosa

altReferência Estadual na assistência materna e neonatal de alto risco, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes somou 210 novos atendimentos entre os dias 19 e 25 de setembro. A unidade é gerida pela Fundação Hospitalar de Saúde (SES) e garante assistência especializada aos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Entre as pacientes atendidas nesse período, 83 foram admitidas e outras 127 foram avaliadas. Destas, 13 foram transferidas”, revelou a gerente do setor de admissão da unidade, Lourivânia Prado.

 

Já no Centro Cirúrgico foram contabilizados 144 procedimentos totais, dentre eles, 68 foram partos normais e 56 cesarianas.

 

Entre as pacientes que deram entrada na última semana está Marilísia dos Santos, 28, que buscou atendimento na ‘Lourdinha’ por apresentar quadro de hipertensão. Sua filha Anita, nasceu na última sexta-feira, 23, mesma data em que a mãe faz aniversário.

 

“Ela foi meu presente. Estou muito feliz por tudo ter corrido bem. Estamos sendo bem assistidas aqui”, revelou Marilísia, que é de Itaporanga D’Ajuda.

 

 

Natali Freire, 19, é de Aracaju e também teve seu parto realizado na Nossa Senhora de Lourdes por apresentar quadro de hipertensão. “Fui bem atendida aqui. Todos me receberam bem e agora só estou na expectativa de ir para casa com minha filha Heloisa”, disse Natali.

 

altViolência

 

O serviço de atendimento à pessoa em situação de violência sexual registrou 4 novos casos, entre os dias 19 e 25 de setembro. Foram três menores de idade e uma maior, sendo duas da capital e outras duas do interior do Estado.  

 

A unidade disponibiliza o serviço 24 horas por dia e proporciona aos pacientes o acompanhamento por seis meses. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais.   

Huse inicia capacitações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Por Júnior Matos

altCom o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores da Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), iniciou nesta quinta-feira,22, um ciclo de capacitações sobre a saúde e segurança no trabalho e a prevenção de acidentes.

 

A ação organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP/Huse), visa integrar os trabalhadores e a administração da unidade hospitalar e alertar sobre possíveis problemas que possam acontecer durante a rotina de trabalho.

 

“As capacitações têm como foco chamar atenção dos colaboradores do Huse sobre a importância da prevenção, conscientização e educação no que diz respeito aos acidentes do trabalho e as doenças ocupacionais”, destacou a engenheira de segurança e membro da Cipa/Huse, Christiane Hora.

 

Foram realizadas palestras sobre Parada Cardiorrespiratória (PCR), os primeiros procedimentos para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids).

 

A prevenção, os sinais, os sintomas e as formas de tratamento ganharam destaque durante a apresentação. “Esse é um tema muito importante. Por sermos profissionais de saúde, muitas vezes esquecemos de nos cuidar. É muito bom que as pessoas também tenham conhecimento sobre as ações realizadas pela Cipa”, revelou a servidora do Huse, Marinalva da Silva.

 

As ações desenvolvidas contemplam palestras motivacionais, treinamento de combate a incêndio e além de atividades para relaxamento.

hogan outlet ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia Sac Michael Kors Pas Cher hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet ray ban outlet Gafas Ray Ban Gafas Ray Ban outlet Ray Ban Outlet Ray Ban Outlet Gafas Ray Ban Baratas Online Comprar Ray Ban Baratas EspañA Comprar Gafas Ray Ban España Outlet Gafas Ray Ban outlet Ray Ban outlet España Ray Ban outlet España Ray Ban baratas Zapatillas Nike Air Max 2018 Baratas Air Max Thea Baratas Outlet Air Max Baratas Zapatillas Nike Baratas Zapatillas Nike Air Max Comprar Online España ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban sunglasses sale cheap ray ban aviator sunglasses ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban sunglasses for women ray ban outlet fake oakley sunglasses ray ban sunglasses Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans ray ban outlet ray ban outlet Ray Ban Outlet Ray Ban Outlet Ray Ban Outlet ray ban outlet Ray Ban Outlet