Hospital Regional de Lagarto atendeu quase 700 pacientes no feriadão


Por Tito Lívio de Santana


O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), na região Centro-Sul de Sergipe, mais uma vez mostrou resolutividade, em especial no feriadão de 7 de Setembro e do dia 8, consagrado a Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Lagarto. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a terça-feira (6) e a quinta-feira (8), o HRL atendeu a 670 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos. 



Gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e em processo de federalização, entre a terça e a quinta-feira passadas, o Hospital Regional de Lagarto assistiu 21 vítimas de violência no trânsito, todas envolvidas em acidentes motociclísticos. De acordo ainda com os dados do Hospub, no mesmo período não houve registro de vítimas de atropelamentos ou de acidentes automobilísticos. 



Em relação à violência urbana, os plantões transcorreram relativamente de forma tranquila, sem atendimentos a casos de agressões físicas, envenenamentos e ferimentos por arma branca, a exemplo de faca, facão e canivete. Durante o feriadão, foi registrado apenas um caso de paciente vitimado por ferimentos de arma de fogo. 



No mesmo período, o Pronto Socorro da unidade assistiu ainda 23 pacientes que sofreram vários tipos de quedas, como da própria altura, de escadas ou telhados, e cinco deram entrada na unidade com traumas diversos.

 

Também foram atendidas duas pessoas que sofreram mordidas de cães e uma por picadas de animais. Outras nove pessoas deram entrada na unidade hospitalar com quadro de intoxicação e um paciente foi internado em decorrência de queimaduras pelo corpo.



A qualidade da assistência assegurada pelo HRL é reconhecida frequentemente pela população que necessita dos serviços do hospital. É o caso da auxiliar administrativa Lílian Menezes Andrade, de 35 anos, que acompanha o filho L.D.A.S., de 3 anos, internado desde a última segunda-feira (3) na unidade com quadro de pneumonia.

 

‘É a primeira vez que precisei recorrer ao Hospital Regional. Meu filho está sendo muito bem atendido. As enfermeiras são muito atenciosas e o atendimento médico também foi muito bom. Não tenho do que reclamar”, afirmou.

 

Cobertura

 

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.



No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.

Hemose inicia primeira etapa para implantação do programa ‘Qualidade de Vida’

Por Rosângela Cruz

altCom o intuito de contribuir com o bem estar dos colaboradores e servidores, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), por meio da gerência do Ambulatório e do serviço de Fisioterapia, deu início a aplicação de questionários orientados para o programa ‘Qualidade de Vida’. Nesta sexta-feira, 9, os colaboradores do ambulatório participaram das primeiras entrevistas para mapeamento das principais necessidade dos profissionais que atuam na instituição.


O trabalho será dividido em duas etapas: a primeira conta com a aplicação do questionário ergonômico com perguntas relacionadas aos hábitos alimentares, estilo de vida e rotina de trabalho durante a execução de tarefas desenvolvidas em cada setor. A etapa seguinte será a ginástica laboral, conduzida pelas fisioterapeutas do Hemocentro.


“Após a conclusão dos questionários, faremos a avaliação das necessidades do corpo funcional do Hemose. Com base na tabulação das informações, o profissional de fisioterapia irá desenvolver um programa de ginástica laboral. O trabalho conta com a parceria de alunos de Universidade Tiradentes (Unit), que estão ajudando no processo de levantamento e compilação dos dados”, enfatiza destaca o biomédico Weber Teles, gerente do Ambulatório da unidade.  


A fisioterapeuta Kelly Barreto, responsável pelo trabalho experimental, explica que as ações desenvolvidas no período de um mês objetiva avaliar a adesão dos funcionários a proposta do programa ‘Qualidade de Vida’.


“Com a implantação de um calendário para realização da ginástica laboral, reavaliaremos a adesão e, principalmente, os benefícios dessas atividades junto aos funcionários”, revela.


Segundo Kelly, a ideia é realizar exercícios leves e que não sobrecarregam o colaborador, por ser de baixa intensidade e rápidos, com duração de 10 a 15 minutos. “Geralmente esses tipos de exercícios trabalham grupos musculares como, membros superiores, coluna cervical e lombar. A melhora proporcionada ao corpo é percebida logo nos primeiros dias de prática da ginástica laboral”, salienta a fisioterapeuta.


altBenefícios


O desconforto causado pela tensão, dores no pescoço, costas, braços e pernas são alguns dos sintomas causados pelas Lesões por Esforços Repetitivos (LER), sendo também denominada como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A prática dos exercícios laborais tem como benefício direto o alívio de estresse, melhora a disposição, postura, prevenção de lesões e de doenças ocupacionais, dentre outros.

Sergipe inicia o processo de planificação da Atenção à Saúde

Por Manuela Penacal

alt A gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o processo de planificação da Atenção à Saúde em Sergipe. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 9, os gestores das áreas técnicas começaram a debater a execução do processo junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

A proposta visa promover uma ação de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, de modo que tenha condições de  atuar como coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.

 

A planificação é uma proposta do Conass e já está sendo aplicada no Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Ceará, Maranhão e Espírito Santo. “Estamos iniciando o processo aqui em Sergipe e no Piauí”, conta Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conass.

 

“A região para aplicação do projeto piloto em Sergipe ainda será escolhida e será debatido e pactuado o processo com os gestores municipais através do Colegiado Intergestores Estadual (CIE) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)”, salienta a secretária da Saúde, Conceição Mendonça.

 

alt“Hoje, a Atenção Básica é a primeira assistência nos territórios e possui uma resolutividade superior a 80% das necessidades de saúde da população”, explica João Lima Júnior, diretor de Atenção Integral à Saúde.

 

O processo de implantação dura cerca de um ano e prevê a realização de oficinas e tutorias. Em um segundo momento, a equipe estadual reproduzirá as oficinas e tutorias para as demais regionais que terão o modelo replicado.

Campanha Setembro Verde inicia na próxima segunda-feira

Por Acácia Mérici

altA Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza na segunda-feira, dia 12, às 19h, na Colina do Santo Antônio, a abertura do “Setembro Verde”, campanha que chama atenção para a importância da doação de órgãos e tecidos. A campanha é alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que acontece 27 de setembro, e inclui uma série de palestras realizadas durante todo o mês para sensibilizar a sociedade sobre importância do ato de doar.



Na ocasião, a Igreja do Santo Antônio será iluminada com a cor da campanha. Durante todo o mês de setembro, as fachadas de outras instituições que aderiram à iniciativa a exemplo do Palácio Serigy (sede da Secretaria de Estado da Saúde), Assembleia Legislativa de Sergipe, reitoria da Universidade Tiradentes, entre outros pontos estratégicos, também estarão na cor verde.



“A Central de Transplantes de Sergipe foi criada em maio de 2.000. Nestes 16 anos já foram realizados 1.522 transplantes, em sua maioria de córnea (1.397). O transplante é uma modalidade terapêutica que depende primordialmente do doador. O número de doações, infelizmente, ainda não atende a demanda. Assim, é imprescindível a participação de todo segmento da sociedade, que precisa estar sensibilizada para doar órgãos. A doação é um ato de cidadania e de solidariedade”, explica Benito Fernandez, diretor da Central de Transplantes.



A campanha Setembro Verde acontece em todo o Brasil desde 2015, através da iniciativa da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, visando iluminar os principais monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras com luz verde.



“Verde é a cor da esperança e o tema da nossa campanha em 2016 é: Doação de Órgãos - Esperança para quem não tem”, complementa Benito Fernandez.


 
altDoação



A Central Estadual de Transplantes é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que funciona em conjunto com a Organização de Procura de Órgãos (OPO). O serviço é ligado à Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos para agilizar os procedimentos e evitar a perda de órgãos.

 


De janeiro de 2016 até agora, foram 4 órgãos captados e enviados para outros Estados, sendo 2 rins, 1 fígado e 1 coração.  


 
Já no ano passado, foram 137 transplantes de córnea em Sergipe, com 22 órgãos captados e enviados (12 rins, 4 fígados, 2 corações e 4 valvas) para outros Estados.

 

No ano de 2014 foram realizados em Sergipe 132 transplantes de córnea e captados e enviados 25 órgãos (14 rins, 7 fígados, 3 corações e 1 pâncreas).



Segundo Benito Fernandez, é preciso conscientizar as famílias de potenciais doadores e também profissionais da saúde, para que notifiquem a possibilidade da doação.

 

"O profissional de saúde é quem inicia todo o processo que torna a doação possível através do diagnóstico de morte encefálica. Cabe a família autorizar a doação, que pode salvar a vida de outras pessoas", explica.



O coordenador pontua, ainda, que a morte encefálica é a parada total e irreversível de todas as funções do cérebro. Ele explica que nesse estágio, não há sangue circulante nem atividade e, por conta disso, a pessoa é considerada morta. Somente as pessoas que forem notificadas com morte encefálica e com a autorização da família poderão ter os órgãos doados.



“Para doar órgãos é preciso ter o diagnóstico de morte encefálica. Quando temos um órgão disponível para captação, entramos em contato com a Central Nacional de Transplantes, que envia uma equipe até o Estado para realizar essa captação. Porém ainda há um medo muito grande das pessoas sobre a doação, por isso é preciso incentivar que as famílias autorizem essa doação”, esclarece.

Governo realizará licitação para aquisição de Tomógrafo para o Huse

altNesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das 8h, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizará a abertura das propostas e disputa de preço para a aquisição de um aparelho para ressonância magnética para atender às necessidades do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse/SES), conforme especificações técnicas detalhadas do no edital.

 

O pregão eletrônico de número 351/2016 contemplará a aquisição de um aparelho que atenderá as necessidades de todas as unidades de Sergipe, aumentando a capacidade de atendimento e agilizando procedimentos médicos de inúmeros pacientes. “É mais uma licitação de grande porte que realizamos e que beneficia diretamente todo o povo sergipano”, destaca o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama.

 

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, a aquisição do tomógrafo irá complementar a tecnologia na assistência da rede hospitalar de urgência e de emergência, pois o único aparelho que falta é o de ressonância magnética do Huse. “Hoje, os pacientes que precisam desse exame de especificidade complexa, realizam na rede particular ou em outros serviços contratados pela Fundação Hospitalar de Saúde. Com a aquisição desse novo equipamento, oferecemos a última tecnologia para instituir uma terapêutica eficiente. Com isso, a rede se fortalece”, frisa.

 

Com o aparelho, o Huse terá disponibilidade de oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de um simples Raio-X até uma ressonância nuclear magnética, ampliando o ciclo de complexidades de exames terapêuticos para a investigação diagnóstica.

 

“Quando falamos que a aquisição desse equipamento pelo Governo é para o Huse, na realidade é para todos os sergipanos. Esse equipamento será de grande qualificação para assistência dos pacientes 100% SUS e poderemos, também, rever pacientes da rede municipal para fazer esses exames. Esse equipamento analisará, com precisão, as extremidades e as partes ósseas, permitindo resultados muito bem elaborados”, completa a gestora.

 

Mais informações sobre edital podem ser acessadas no site do ComprasNet (www.comprasnet.se.gov.br).

 

hogan outlet ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia ray ban outlet italia Sac Michael Kors Pas Cher hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet hogan outlet ray ban outlet Gafas Ray Ban Gafas Ray Ban outlet Ray Ban Outlet Ray Ban Outlet Gafas Ray Ban Baratas Online Comprar Ray Ban Baratas EspañA Comprar Gafas Ray Ban España Outlet Gafas Ray Ban outlet Ray Ban outlet España Ray Ban outlet España Ray Ban baratas Zapatillas Nike Air Max 2018 Baratas Air Max Thea Baratas Outlet Air Max Baratas Zapatillas Nike Baratas Zapatillas Nike Air Max Comprar Online España ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban sunglasses sale cheap ray ban aviator sunglasses ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban outlet ray ban sunglasses for women ray ban outlet fake oakley sunglasses ray ban sunglasses Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans Cheap Ray Bans ray ban outlet ray ban outlet Ray Ban Outlet Ray Ban Outlet Ray Ban Outlet ray ban outlet Ray Ban Outlet